Agora em julho, o Governo por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) vai pagar a 4ª parcela do auxílio emergencial para todos os beneficiários. Assim sendo, os cadastros dos participantes serão novamente analisados pela Dataprev para que a empresa verifique quem continua atendendo aos critérios de participação.
Desse modo, saiba como conferir informações sobre a disponibilidade do benefício e quais os resultados informados pela Dataprev.
Como saber se vou receber a 4ª parcela do auxílio emergencial 2021
Ter recebido as parcelas anteriores do auxílio emergencial não é critério suficiente para garantir o recebimento dos demais pagamentos.
Isso porque todos os meses, a Dataprev cruza os dados dos inscritos para analisar quem continua cumprindo o regulamento do programa.
Dessa forma, se a situação do beneficiário alterar-se, como recebimento do seguro-desemprego, aposentadoria ou entrada no mercado de trabalho com contrato formal (de carteira assinada) o pagamento do auxílio é interrompido.
No entanto, nos casos em que o benefício é bloqueado por esses motivos, mas o beneficiário não encontra-se mais recebendo o seguro e nem trabalhando de carteira assinada, pode entrar com recurso. A medida só é possível caso o participante tenha recebido o auxílio em dezembro de 2020.
Tendo isso em vista, para saber se a 4ª parcela será paga, o interessado pode consultar o seu resultado individual por meio do site da Dataprev.
Para fazer a consulta, basta acessar o endereço eletrônico e preencher os dados solicitados:
- Nome completo;
- CPF;
- Nome completo da mãe (nos casos de mãe desconhecida, o sistema dá a opção para o usuário marcar);
- Data de nascimento.
Após informar os dados, o sistema informa qual dos membros é elegível, valor da parcela, critérios atendidos e demais informações.
Contudo, o beneficiário só terá direito à parcela se o resultado for elegível. Caso contrário, ele deverá aguardar a Dataprev abrir um novo prazo para contestar o bloqueio da 4ª parcela.
Por enquanto, o governo ainda está repassando a 3ª parcela para os beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família.
Andamento da 3ª parcela
O pagamento da 3ª parcela para quem é do Bolsa família e teve o programa temporariamente substituído foi encerrado no última dia 30.
Porém, o pagamento da parcela continua para os demais beneficiários. Atualmente, o calendário de saque segue com as seguintes datas:
- Nascidos em fevereiro – 02/07;
- março – 05/07;
- abril – 06/07;
- maio – 08/07;
- junho – 09/07;
- julho – 12/07;
- agosto – 13/07;
- setembro – 14/07;
- outubro – 15/07;
- novembro – 16/07;
- dezembro – 19/07.
Veja ainda: Precisa ir ao INSS? Saiba como verificar se a agência da sua cidade está aberta
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.