Você está pensando que investir é muito difícil? Que investir é só para quem tem dinheiro sobrando? Então, hoje, nós, do Brasil123, vamos mostrar 4 investimentos para quem está iniciando e você poderá constatar que é possível, sim, investir com pouco dinheiro.
Quem está iniciando no processo de investir, busca realizar investimentos ditos “seguros”, com garantia de recebimento dos valores acordados. Assim, esses investimentos, na economia chamam-se investimentos de renda fixa. Então, é neste cenário que vamos apresentar os investimentos de renda fixa mais rentáveis no ano de 2022. Confira informações muito úteis para você, a seguir.
4 investimentos para quem está iniciando
Está muito interessado no mundo dos investimentos, mas não sabe exatamente por onde começar? Então, você precisa conferir essas dicas especiais. A seguir, temos algumas indicações simples para investir com pouco por mês. Esses valores podem ser rentáveis no longo prazo. Então, leia todo o artigo e atente-se a todos os detalhes. Saiba que com pouco, você aprende e pode começar sim, tudo é questão de informação.
1º Investimento: Tesouro Direto
São títulos públicos em que o governo “empresta” dinheiro dos investidores. Então, devolve rentabilidade ao investidor, baseada nas taxas de juros e nos níveis de inflação do período. Dessa forma, neste caso, você está emprestando dinheiro para o Governo Federal, que utiliza seu dinheiro para se financiar.
2º Investimento: CDBs
São também chamados de Certificados de Depósito Bancário e funcionam de forma semelhante aos títulos do Tesouro Direto. A única diferença é com relação ao proprietário dos títulos: os bancos. Dessa forma, ao investir em CDB, você está emprestando dinheiro para o banco. Assim, você recebe, no final do tempo ajustado, o dinheiro investido, somado com os juros.
Neste caso, calcula-se o valor dos juros de acordo com a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é um título realizado em operações interbancárias. Ou seja, entre os bancos. Como exemplos, temos taxas como 100% do CDI, 120% da taxa do CDI, entre outras variações de valores.
3º Investimento: Debêntures
São títulos de dívidas expedidos por empresas, que utilizam esse dinheiro para financiar as suas atividades e aumentar o fluxo de caixa. Desse modo, as empresas pegam empréstimos sem usar os bancos para isso.
No que se refere ao rendimento, as debêntures utilizam os índices do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para base de cálculo. Desta forma, utilizam a taxa IPCA mais alguma porcentagem que varia entre 3% a 15%. Realizam-se essas aplicações a médio prazo, ou seja, entre 3 a 5 anos.
4º Investimento: Fundos de Renda Fixa
Tem funcionamento semelhante aos condomínios, em que cada investidor possui a sua cota de participação no patrimônio total. Assim, uma pessoa, chamada gestor do Fundo de Renda Fixa, aplica todo o montante em uma carteira de renda fixa. Em seguida, devolve 95% dos rendimentos obtidos na aplicação. Então, cada investidor receberá o seu dinheiro investido mais a sua parte da cota de rendimentos.
Dessa forma, você pode realizar esses quatro tipos de investimentos com pouco dinheiro. A maioria dos investidores aplicam valores entre R$ 10,00 a R$ 1.000,00. Viu como é fácil? Então, comece a investir agora mesmo!