A mineradora brasileira Vale prevê revelou na noite desta segunda-feira (27) que 39 trabalhadores da empresa que estão presos na mina subterrânea Totten em Sudbury, Ontário, no Canadá, estão presos desde um incidente ocorrido na tarde de domingo (26). Em nota, a empresa disse que espera resgatar todas as pessoas até esta terça-feira (28).
De acordo com a companhia, o caso aconteceu no momento em que uma pá escavadeira que estava sendo transportada no acesso à mina subterrânea se desprendeu, fazendo com que o “shaft”, uma abertura vertical por onde passam as instalações, fosse bloqueada. Com isso, o meio de transporte dos empregados acabou ficando indisponível.
Segundo a Vale, os funcionários da empresa irão sair por meio de um sistema de escada de saída secundária. Isso, com o apoio da equipe de resgate da empresa, que já alcançou os mineradores e iniciou a movimentação a fim de resgata-los.
Vale diz que não há feridos
Ainda no comunicado, a empresa ressaltou que, apesar do susto, não há pessoas feridas por conta do incidente. “Ninguém está ferido, o que é nossa preocupação número um, e os trabalhadores tiveram e continuam tendo acesso à água, alimentos e remédios”, disse a Vale, que ainda relatou que, logo depois da ocorrência, os funcionários seguiram para os postos de refúgio.
“Os colaboradores partiram para os pontos de refúgio, cumprindo assim parte dos procedimentos previstos e mantendo uma comunicação frequente com o agrupamento de resgate”, começou a Vale.
“”Estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a segurança desses funcionários e forneceremos novas atualizações assim que estiverem disponíveis”, informou a empresa, que ainda disse que afirmou, nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel, mas, após o incidente, suspendeu temporariamente a produção. “Estamos avaliando as medidas necessárias para retomada da produção”, concluiu a companhia.
Leia também: Emprego na VALE; saiba como enviar seu currículo e fazer parte da empresa