Se você apresenta com frequência sintomas como pigarro, tosse crônica, rouquidão e dor de garganta, você pode estar sofrendo de refluxo gastroesofágico.
A princípio, o refluxo é retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, que pode também atingir a laringe e a faringe. Quando ele se torna excessivo, causando sintomas ou lesões, chamamos de doença do refluxo gastroesofágico.
Porém, há uma manifestação da doença, chamada de refluxo laringofaríngeo, que ultrapassa o esôfago e sobe até a garganta, podendo ferir as cordas vocais e a faringe.
Sintomas do refluxo gastroesofágico
Nesse sentido, a garganta fica vermelha, inchada e isso causa uma sensação de pigarro ou algo parado na garganta. Então, os sintomas mais comuns são tosse seca, pigarro e rouquidão, principalmente pela manhã ou após as refeições.
Diagnóstico
A princípio, o diagnóstico para refluxo gastroesofágico deve ser feito pelo gastroenterologista, pediatra ou clínico geral a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, indica-se a realização de alguns exames para confirmar o diagnóstico e verificar a gravidade do refluxo.
A exemplo de exames, estão a esofagomanometria e medição do pH em 24h que relaciona os sintomas apresentados com alterações da acidez do suco gástrico para determinar o número de vezes que ocorre o refluxo.
Prevenção do refluxo gastroesofágico
Algumas medidas para aliviar o refluxo gastroesofágico:
- Erguer a cabeceira da cama
- Evitar medicamentos e alimentos que causam sintomas ou o acúmulo de ácido
- Não comer três horas antes de ir para cama
- Perda de peso
Tratamento
Por isso, o tratamento para refluxo pode ser feito com medidas simples, como fazer uma alimentação adequada ou usar remédios como a domperidona. Estes aceleram o esvaziamento gástrico. Igualmente, o omeprazol ou esomeprazol reduzem a quantidade de ácido no estômago e os antiácidos neutralizam a acidez já presente no estômago.
Por fim, se não for tratado, o refluxo na laringe e faringe, associado principalmente à bebida alcoólica ou cigarro, pode causar lesões graves na garganta. Isso pode até transformar-se em um câncer.
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário.