O cão bernese é um amigão grande, peludo e bondoso, além de elegante, inteligente e brincalhão. Por ser um cão muito companheiro e extremamente dócil, é bastante recomendado para crianças, de quem cuidam como se fossem seus filhotes. Nesse sentido, são muito fiéis e defensores, sem jamais atacar os seus tutores.
Origem
O cão bernese tem sua origem nos cães de montanha da Suíça. Acredita-se que tenham surgido do cruzamento entre os Mastiffs e cães nativos, guardadores de rebanho. São fortes e seu maior destaque são os pelos longos e sedosos. São cães que não têm o hábito de ficar pulando ou latindo. Por isso, se o fizerem, é para dar sinal de que alguma coisa está chamando sua atenção.
Características do cão bernese
São cães acostumados a climas mais frios. Têm a pelagem densa, lisa ou ondulada, e sempre tricolor (preto, branco e ruivo), com a predominância do preto. Seus olhos são marrons escuros e o corpão pode pesar até 50 kg.
Personalidade
Cães dessa raça convivem pacificamente com outros animais e adoram viver em lugares abertos, onde possam correr e se exercitar. Além disso, possuem o hábito de escolher quem da família será o seu tutor principal e serão devotados a ele. Sua integração com a família é muito intensa, por isso sente-se tristonho quando deixado sozinho.
Cuidados com o cão bernese
Leve seu cão bernese para visitas regulares ao médico veterinário para exames que sempre vão requerer atenção, como nos quadris, olhos e cotovelos. Fique sempre atento também ao sol, pois eles sentem muito calor e podem se desidratar. Prefira sempre deixar o seu cão em lugares frescos.
Esses cachorros são obedientes e disciplinados, aprendendo truques com muita facilidade – o que pode ser perfeito para quem quer praticar habilidades de adestramento. Eles adoram brincadeiras interativas ou qualquer outra que envolva a participação do seu tutor.
Quem tem um bernese vive com um companheiro adorável, dócil e com um corpão do tamanho da sua fidelidade! Impossível não amar!
Conheça também a raça schnauzer aqui.