O Husky Siberiano é um cão independente, dócil, fiel e adora temperaturas baixas devido à sua origem siberiana. Ele é um cão forte e que adora atividades físicas. Então, para ter um cão dessa raça é preciso disposição.
Apesar da sua cara de lobo, o Husky Siberiano é um cão muito sociável e adora estar na companhia de outros animais ou seres humanos.
Origem
- Família: Spitz, Norte (tração)
- Grupo do AKC: Trabalhadores
- Área de origem: Rússia🇷🇺 (Sibéria)
- Função original: Puxar trenós
- Tamanho médio do macho: Alt: 53-60 cm, Peso: 20-27 kg
- Tamanho médio da fêmea: Alt: 50-55 cm, Peso: 15-22 Kg
- Expectativa de Vida: 11-13 anos
- Outros nomes: Husky do Ártico.
De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Husky Siberiano faz parte do Grupo 5, da família Spitz. As raças mais próximas ao Husky, são: Akita, Shiba Inu, Samoieda, Malamute do Alasca, Spitz Finlandês, entre outros.
Comportamento do husky siberiano
Ignorem o olhar sério e com aspecto de bravo do Husky Siberiano. Por trás da fisionomia deles, os cãezinhos são amigáveis, brincalhões e totalmente família. Com o porte robusto, os pets possuem o rosto arredondado e as orelhas eretas, curtas e pontudas. Os olhos podem ser azuis, castanhos ou um de cada cor (heterocromia).
Atléticos, eles adoram gastar toda a energia que possuem. Isso faz com que os tutores tenham cuidado para que o pet não “fuja” buscando espaço para correr e se divertir. Outro ponto forte da personalidade desses pets é a sua independência, demandando pouca atenção do tutor no quesito cuidados.
Além disso, possuem um forte instinto de caça e podem perseguir gatos e criação. Huskies siberianos gostam de cavar, particularmente em climas quentes, porque gostam de criar lugares frescos para deitar. Não tendem a latir por via de regra, mas uivam.