Nesta matéria, você vai aprender alguns truques incríveis para descobrir o ponto da carne sem cortar. Afinal, todo churrasco tem aquelas pessoas que gostam de carnes mal passadas e outros que preferem as bem passadas. Nesse sentido, você vai aprender algumas dicas para descobrir sem precisar fazer cortes na peça.
Os churrasqueiros experientes conhecem essas técnicas para saberem como oferecer as peças inteiras no ponto ideal para seus clientes. Então, veja alguns truques para descobrir o ponto da carne sem cortar e acerte na hora do seu churrasco todas as vezes a partir de agora:
Veja 3 truques para descobrir o ponto da carne sem cortar
O churrasco é um dos momentos mais queridos pelos brasileiros, não é mesmo? Esse evento reúne amigos, familiares, carne assada e bebidas para todos se divertirem em momentos de descontração. No entanto, todo churrasco tem algumas pessoas que discutem sobre o ponto ideal da carne. Pois, alguns preferem mal passada e outros preferem bem passada.
Nessa hora, o churrasqueiro é responsável por agradar a todos separando pedaços da carne para cada grupo e suas respectivas preferências. Mas, como descobrir o ponto da carne sem cortar? Logo abaixo, você vai ver alguns truques para saber se está mal passada, ao ponto ou bem passada sem usar a faca. Confira:
Use um termômetro
O termômetro culinário é essencial na vida de qualquer churrasqueiro experiente. Pois, esse profissional consegue descobrir o ponto da carne sem cortar usando esse aparelho. Portanto, veja como usar esse truque para acertar na hora certa de tirar a carne da grelha e servir de acordo com o gosto dos seus convidados:
A carne mal passada tem uma temperatura média entre 52 e 55°C. A carne ao ponto mede entre 60 e 65°C e a bem passada mede entre 71°C e 100°C na sua churrasqueira. Portanto, espete o termômetro antes de levar à peça para assar e note essas medições que não haverá erros na hora de encontrar o ponto.
Use a mão para descobrir o ponto da carne sem cortar
A mão é ótima para descobrir o ponto da carne sem cortar também. Pois, esse é um dos truques mais usados pelos churrasqueiros profissionais. Já que, eles encostam o dedo polegar no indicador e notam a consistência do tenar. O tenar é esse músculo abaixo do seu dedão que tende a saltar quando fazemos o sinal de “ok” com os dedos.
Nesse sentido, você vai saber que a carne está crua quando o polegar está em contato com o indicador. A carne mal passada quando está em contato com o dedo médio e ao ponto quando o dedo anular encontra seu polegar. Portanto, aperte a carne e veja se está com a mesma consistência do tenar nessas situações.
Use o rosto
Por fim, você pode usar o rosto para descobrir o ponto da carne sem cortar. Para isso, entenda que a bochecha tem a mesma consistência da carne mal passada. Por outro lado, o queixo e a testa têm a consistência da carne ao ponto e da bem passada, respectivamente.