O perfil conservador na questão de investimentos, é aquele perfil em que a pessoa não aceita correr riscos, mesmo que os seus rendimentos sejam menores. Por isso que hoje, nós do Brasil 123 vamos indicar os 3 melhores investimentos para o perfil conservador.
3 melhores investimentos para o perfil conservador
Sendo assim, os investimentos selecionados neste artigo, possuem características específicas como:
- São investimentos de renda fixa, em que o investidor realiza aportes financeiros e em contrapartida, ao final do prazo de contrato, recebe o valor investido acrescido dos rendimentos.
- Possui a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), assim, se a instituição financeira falir durante o período de aplicação, o FGC restitui até R$ 250.000,00 por instituição financeira em falência.
São eles:
1. Investimentos em Tesouro Direto
Então, investir no Tesouro Direto, significa, emprestar dinheiro para o Governo Federal, e em contrapartida, receberá ao final do contrato realizado, o investimento realizado juntamente com a rentabilidade acordada. Em todos os títulos do Tesouro Direto, o resgate pode ser feito a qualquer momento.
O tesouro Direto oferece ao investidor vários tipos de títulos com características específicas. Entre eles:
- Tesouro Prefixado (LTN): o valor dos juros já está prefixado no contrato. Assim, quanto maior o tempo de aplicação, maior é o juro recebido. Os juros podem atingir um patamar de 8,5% a 10% ao ano de aplicação.
- Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): ocorre da mesma maneira que o LTN, com a diferença que os juros são pagos a cada 6 meses.
- Tesouro SELIC (LFT): o investidor recebe de volta no final do contrato, o valor investido, mais o rendimento determinado pela Taxa SELIC, que é a taxa básica de juros. Neste caso, o seu dinheiro não perde o poder de compra.
- Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): neste caso, a rentabilidade está vinculada, parte ao IPCA e parte prefixada. Você não perde o poder de compra e ganha um pouquinho a mais.
2. Investimentos em CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é emitido pelos bancos, que utilizam esses valores para emprestar para pessoas do setor produtivo. O investidor realiza aportes financeiros e recebe ao final do prazo de contratação os juros respectivos.
Vale dizer, que este investimento não permite que o dinheiro seja retirado antes do prazo de contrato. A parte boa, é que o prazo de contrato pode ser diário, 3 meses, 6 meses e assim por diante. Quanto maior o prazo de contrato, maior é o rendimento.
3. Investimentos em LCI e LCA
Ademais, a LCI significa, Letra de Crédito Imobiliário e a LCA, significa Letra de Crédito do Agronegócio, que são emitidas com a intenção de financiar o setor imobiliário e o setor do agronegócio.
Desta maneira, o bom destes investimentos é que são isentos de Imposto de Renda, o que gera uma maior rentabilidade para o investidor.
O rendimento é semelhante ao CDB, mas não existe liquidez diária. O prazo mínimo de aplicação é de 3 meses.
Os três tipos de investimentos sugeridos, possuem vantagens, mas as três funcionam da mesma maneira: quanto maior o prazo de aplicação, maior é o rendimento.