As fraudes financeiras estão cada vez mais frequentes atualmente, e muitas vezes nem nos damos conta dela. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar 3 tipos de fraudes financeiras e como se proteger delas.
3 tipos de fraudes financeiras e como se proteger delas
Apesar da existência de fraudes financeiras estar sempre nos meios de comunicação, muitas pessoas, na ânsia de ganhar dinheiro fácil, caem nestas fraudes e depois choram arrependidas.
Assim, apresentamos na sequência os principais tipos de fraudes financeiras e como se proteger delas:
1ª. Pirâmides financeiras
Também chamada de marketing multinível, ocorre desde 1920. O seu funcionamento significa, que quanto mais investidores novos entrarem na pirâmide, mais retorno haverá para o investidor antigo. Isto envolve que cada pessoa que entrar na pirâmide deverá fazer depósitos para a pessoa mais antiga da pirâmide. Dessa forma, os novos patrocinam os mais antigos.
Este sistema é falho, uma vez que cada pessoa deverá colocar mais 3 pessoas novas para receber as quantias dos novos, mas se um deles falhar e não cumprir com o acordo, o sistema de pirâmide irá falhar.
2º. Falsos profissionais de investimentos
Existem falsos profissionais que se especializaram em recomendar esquemas fraudulentos. Por isso, é recomendado que você faça investimentos com instituições financeiras sérias ou com corretoras de investimento confiáveis.
Saiba se a instituição que você escolher para realizar seus investimentos está regulamentada pela CVM, pelo Banco Central e pela ANCORD. Além disso, pesquise se a sua escolha possui histórico de mercado.
Outra questão é desconfiar de pessoas que prometem rendimentos extraordinários. Não é comum que qualquer investimento tenha rendimentos muito altos, do tipo 50% ou 60%. Normalmente estas promessas são feitas por pessoas que se autodenominam como os gurus dos investimentos. Tenha claro: ninguém ganha dinheiro rápido e sem nenhum esforço, a não ser que você acerte na loteria.
3º. Clonagem de cartão de crédito
Acredita-se que a clonagem do cartão de crédito é uma das piores fraudes financeiras que existem, pois não há participação da vítima na fraude.
Veja: muitos investimentos já estão sendo feitos para evitar as clonagens dos cartões, principalmente pela existência de máquinas de cartão adulteradas, com dispositivos capazes de ler a fita magnética do cartão e guardar as suas informações, principalmente a senha.
Os golpistas usavam esta clonagem para compras online, que são mais difíceis de rastrear.
Outra maneira de obter seus dados é na realização de compras online. Assim, tenha certeza de que os sites não são fraudulentos. Se ligarem para você e pedirem confirmação de dados pessoais para confirmar a sua identidade, não forneça.
Normalmente isso acontece com pessoas mais idosas, que eles sabem que estas pessoas, para não esquecer a senha, colocam a sua data de nascimento, e os golpistas pedem para você confirmar justamente este número. É a porta de entrada para acessar o seu aplicativo do banco e fazer o que quiser com ela.
Todo cuidado é pouco, mas, se previna das fraudes financeiras. Afinal, o seu dinheiro é seu, e quem quiser dinheiro, que vá trabalhar para ganhar como você fez a vida toda.