Se você está em busca da casa própria e precisa diminuir o valor das suas parcelas, saiba que o FGTS pode ajudar você nisso. Além disso, é importante ressaltar que existem três formas de usar o fundo de garantia no seu imóvel, mesmo que você já esteja morando nele. Por isso, é importante ficar atento às regras de cada modalidade.
Dessa forma, hoje vamos mostrar três formas diferentes de usar o FGTS para comprar ou quitar o seu imóvel ainda hoje. Vale lembrar que você deve sempre analisar a sua situação financeira para entender se essa é a melhor forma de fazer isso.
Uso do FGTS para quem já tem imóvel
Se você achou que o FGTS poderia ser usado apenas na compra de novos imóveis, saiba que você está enganado! Atualmente, o Governo Federal também libera o valor para ser usado em imóveis já comprados e que o trabalhador esteja pagando. Contudo, esse programa tem regras rígidas e que devem ser respeitadas.
Por isso, é preciso que o valor do seu imóvel seja inferior a R$1,5 milhão. Além disso, o trabalhador precisa ter três anos de trabalho sob o regime do FGTS, ininterruptos ou não. Com isso, não é preciso ter contrato de trabalho ativo. Ainda, quem quiser usar o fundo de garantia para quitar o imóvel não pode possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência. Por último, não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o que quer dizer que outros financiamentos privados não interferem nessa regra.
Para isso, basta ir até o banco onde o seu financiamento está ativo. Lá, é preciso dizer que você quer quitar até 80% de cada parcela atrasada com o valor do FGTS e, posteriormente, assinar a autorização. O banco fará tudo automaticamente e você deve ser notificado pela instituição. Esse processo não pode ser feito através de canais digitais.
O fundo de garantia para novos imóveis
Para comprar um imóvel novo, o uso do FGTS é um pouco mais simples. Isso porque existem duas formas diferentes de fazer isso. Além disso, pode ser que você consiga usar as duas na mesma operação, o que deixará o seu parcelamento ainda mais baixo. Por isso, sempre estude as diferentes possibilidades para ter melhores condições de pagar o seu imóvel.
A primeira forma dessa modalidade é a mais simples de todas: você usa o seu saldo do FGTS para dar de entrada no seu imóvel. Essa função do fundo de garantia já é bastante antiga e muito recomendada por especialistas. Contudo, a segunda forma exige atenção.
Isso porque trata-se do FGTS futuro, que adiantará as parcelas que as empresas pagarão a você no FGTS e, com esse valor, você usa para dar de entrada no parcelamento também. Contudo, o uso é indicado para quem tem certa estabilidade no emprego e confia de que ficará por, pelo menos, 3 anos na atual empresa. Você pode ver mais regras e detalhes sobre essa nova modalidade neste texto.