As alterações climáticas ou as mudanças no ambiente fazem com que muitas pessoas apresentem sintomas relacionados ao sistema respiratório. Geralmente, essas pessoas que são muito sensíveis a ambientes empoeirados, odores fortes ou mudanças repentinas no clima, possuem um problema denominado rinite. Veja aqui 3 formas de aliviar sintomas de rinite alérgica e fique livre desses incômodos.
Normalmente, quando o sufixo “ite” está presente no nome de alguma doença, ele sinaliza que essa doença possui características inflamatórias. Sendo assim, a rinite nada mais é que uma inflamação da mucosa da área interna da cavidade nasal. De acordo com a Associação de Alergia e Imunologia do país, cerca de dez a 25% dos indivíduos possuem rinite alérgica e, na maioria dos casos, esse problema está associado a substâncias presentes no ar.
3 formas de aliviar sintomas de rinite alérgica
Antes de entender como aliviar os sintomas de rinite alérgica é preciso compreender quais são os sintomas dessa doença. Esses sintomas surgem quando a mucosa nasal é constantemente exposta às substâncias alérgenas do ar, as quais o sistema imune encara como ameaças à saúde. Por isso, o organismo realiza a ativação de algumas células de defesa responsáveis por liberar histamina, provocando coriza, inchaço e coceira.
Grande parte dos sinais que surge em indivíduos que têm rinite se parece muito com os sintomas presentes em resfriados comuns, no entanto, em casos de resfriados é muito comum a ocorrência de febre e outros sintomas. Os sintomas presentes em casos de rinite alérgica são: crises de espirros, obstrução das vias nasais, vermelhidão e inchaço dos olhos, coriza, olhos lacrimejando, coceira e tosse.
Além disso, quando a rinite não é tratada da forma correta, ela pode provocar a perda de olfato e paladar no indivíduo. Veja abaixo algumas formas de aliviar sintomas de rinite alérgica:
Limpeza da cavidade nasal
Uma das primeiras indicações feita pelos médicos para evitar que a rinite irrite as vias nasais é a limpeza da cavidade nasal – ela também ajuda quando o clima se encontra seco e frio. Essa limpeza pode ser realizada cerca de 2 vezes por dia com a utilização de soro fisiológico. Além disso, você pode fazer uso de lavadores para a cavidade nasal.
O ar é repleto de impurezas que, durante o processo de respiração, são aspiradas e se acumulam de forma microscópica na mucosa nasal. Ao realizar a limpeza, toda a impureza é retirada, diminuindo também a crosta de secreção nasal, assim, a respiração é facilitada.
Hidratação
O consumo de água e outros líquidos durante o dia é fundamental para que o corpo fique hidratado. Apesar de grande parte das pessoas saber da importância da hidratação para o organismo, a maioria delas não ingere a quantidade de água suficiente. Em casos de rinite, manter o corpo hidratado faz com que as mucosas funcionem melhor.
Além disso, fique atento à umidade relativa do ar. Pois a umidade menor que 30% pode agravar os sintomas de rinite. Nesses casos, você pode fazer uso de panos umedecidos, umidificadores e bacias cheias d’água.
Mantenha o ambiente limpo e arejado
Por fim, não deixe de manter o ambiente sempre limpo e arejado. Evite locais muito fechados que não possuem circulação e realize a troca das roupas de cama semanalmente.