Só as mulheres podem dizer o quão doloroso é uma cólica menstrual, afinal, muitas chegam a ficar incapacitadas de realizar qualquer atividade quando essas dores aparecem todos os meses antes ou durante a menstruação. Por isso, vamos falar, aqui no Brasil 123, sobre algumas dicas para evitar cólicas sem tomar remédio.
Sendo assim, o que são as cólicas e por que doem tanto? As cólicas são dores na região inferior do abdome que atingem de 50% até 90% das mulheres que estão em período fértil, ou seja, desde a adolescência até a menopausa que ocorre por volta dos 40 anos, em média.
Veja 3 dicas para evitar cólicas sem tomar remédio
A intensidade da dor causada pelas cólicas vai de leve e moderada até grave, sendo que neste último caso, as dores impossibilitam que as mulheres realizem simples atividades do cotidiano.
Apesar de estudos realizados, ainda não se sabe as causas diretas da cólica. Ademais, uma das teorias afirma que as contrações do útero podem acontecer desde as primeiras horas antes da menstruação até os primeiros dias do ciclo menstrual.
Portanto, veja 3 dicas para evitar cólicas sem tomar remédio, afinal, essas dores fortes podem ser amenizadas com métodos e técnicas caseiras, como veremos abaixo.
Aplique altas temperaturas na região da cólica
Uma das dicas para evitar cólicas sem tomar remédio é a aplicação de calor local sobre a área que apresenta as dores. A temperatura elevada causa a dilatação dos vasos sanguíneos e inibe os efeitos das dores por meio da ativação de endorfinas pelo organismo.
Portanto, coloque uma bolsa térmica quente composta por gel em seu interior durante um tempo ou fique com a região exposta à água quente do chuveiro elétrico. Visto que, isso pode melhorar bastante o quadro das dores da cólica menstrual.
Faça massagens
A massagem causa um efeito positivo para o Tecido Conjuntivo (MTC) e essa é uma forma de medicina alternativa muito usada em todo o mundo para reduzir as dores de quaisquer natureza.
Nesse sentido, saiba que não é preciso ser um massagista profissional para evitar cólicas. Já que basta trazer a pele e a musculatura da região inferior do abdome acima da bacia em direção à coluna.
Além disso, use o dedo polegar para fazer movimentos circulatórios no sentido horário por dez minutos. Sendo assim, também, faça uma pressão sobre o local a cada intervalo por cinco segundos.
Acupuntura
De acordo com a medicina chinesa, a dor tem relação com um bloqueio de energia que o organismo está submetido. Dessa forma, a acupuntura seria uma solução possível para evitar cólicas sem tomar remédio.
Segundo a técnica, algumas regiões do corpo acumulam uma pressão maior. Por isso, a acupuntura é essencial para fazer com que essa energia estagnada circule e atinja as regiões doloridas para reduzir completamente os sintomas.
A acupuntura consiste na aplicação de agulhas nos pontos em que são realizadas as massagens pelo profissional da área. Portanto, não tente reproduzir esse tratamento em casa de forma alguma.