Sair das dívidas é um objetivo comum para muitas pessoas, mas pode ser difícil saber por onde começar. Isso porque as contas do mês estão cada vez mais altas e o dinheiro que sobra, cada vez menor. Contudo, especialistas afirmam que é possível, sim, sair do vermelho e ter uma vida financeira melhor. Para isso, é preciso seguir um passo a passo simples.
Por isso, hoje vamos mostrar três dicas para ajudar você a sair das dívidas e assumir o controle de suas finanças. Vale lembrar que é um processo que precisa de paciência e disciplina.
1. Faça um orçamento para sair das dívidas
O primeiro passo para sair das dívidas é saber exatamente quanto dinheiro você tem entrando e saindo a cada mês. Faça um orçamento detalhado para ver onde seu dinheiro está sendo gasto e onde você pode reduzir suas despesas. Corte gastos desnecessários, como assinaturas de serviços que você não usa, refeições fora de casa e compras por impulso. Em vez disso, concentre seus gastos em itens essenciais como moradia, alimentação e transporte.
2. Priorize suas dívidas
Uma vez que você tenha um orçamento em mãos, é hora de priorizar suas dívidas. Comece com as dívidas que possuem as maiores taxas de juros, como cartões de crédito e empréstimos pessoais. Faça um plano para pagar essas despesas e sair das dívidas o mais rápido possível, fazendo pagamentos extras sempre que possível. Depois de pagar suas dívidas com as maiores taxas de juros, concentre-se nas dívidas com taxas de juros mais baixas.
3. Considere consolidar suas dívidas
Se você tem várias dívidas com taxas de juros altas, pode ser difícil pagar todas elas separadamente. Nesse caso, considere consolidar suas dívidas em um único empréstimo com uma taxa de juros mais baixa. Isso pode ajudar você a economizar dinheiro em juros e tornar mais fácil o pagamento de suas dívidas. No entanto, é importante ter cuidado ao consolidar suas dívidas e se certificar de que você não está se endividando ainda mais.
Seguindo essas três dicas, você pode começar a sair das dívidas e a construir um futuro financeiro mais sólido. Lembre-se de que sair das dívidas requer tempo e esforço, mas com um pouco de disciplina e planejamento, você pode alcançar seus objetivos financeiros.
O que fazer depois de sair das dívidas?
Depois que você conseguir sair da dívidas, ou estiver bem perto disso, começará a se sentir muito melhor e o dinheiro já não será um problema para você. Com isso, você também poderá ter novos planos, realizar seus sonhos e até mesmo comprar aquilo que você sempre quis. Contudo, é importante ter cautela para não voltar à situação de endividamento.
Por isso, antes de comprar qualquer coisa, abra uma conta em algum banco digital ou corretora. Lá, você começará a guardar um pouco de dinheiro todos os meses. Assim, você criará a sua reserva de emergência e terá dinheiro para os gastos inesperados. Uma forma eficiente de fazer isso é abrir uma conta no Iti, no Nubank ou até mesmo no Mercado Pago. Nessas plataformas, você consegue separar o seu dinheiro em diversos espaços diferentes, para diferentes objetivos.