Apesar de muitos evitarem, saiba que existem alimentos que contêm gordura boa para o organismo, pois nem todas prejudicam sua saúde. Afinal, as saturadas são inimigas da saúde cardiovascular, mas existem aquelas que são essenciais para produção de energia e que funcionam como um elemento essencial para o funcionamento do cérebro e produção hormonal. Confira:
Conheça 3 alimentos que contêm gordura boa
Se já pensou em seguir uma dieta que as gorduras são eliminadas das suas refeições, saiba que essa não é uma boa ideia. Afinal, essa substância vista como inimiga do emagrecimento é essencial para o funcionamento do organismo, visto que ela exerce diversas funções essenciais em nosso metabolismo.
Portanto, além de serem fontes de energia na ausência dos carboidratos, elas também são responsáveis por serem fontes de vitaminas que ajudam a manter a temperatura corporal estável e funcionam como proteção para órgãos como o cérebro, coração, nervos e tecidos. Por isso, veja abaixo quais são os 3 alimentos que contêm gordura boa para inserir em sua dieta:
Abacate
Em primeiro lugar, o abacate é um dos alimentos que contêm gordura boa mais saudável da nossa lista. Afinal, uma porção de 100 gramas da polpa dessa fruta contêm cerca de 14,6 g de gorduras boas. A melhor notícia disso tudo é que as gorduras monoinsaturadas respondem por 10 gramas do teor de gordura desse alimento.
Ou seja, as poliinsaturadas respondem por 2 gramas do teor de gordura desse alimento que também é rico em calorias e possui um sabor apreciado pela maioria das pessoas, não é mesmo?
Amêndoas
As amêndoas também são ricas em gorduras boas, pois apenas uma xícara com 200 gramas desse alimento conta com 29,5 g de gorduras monoinsaturadas e cerca de 11,2 g de poliinsaturadas. No entanto, é preciso ter moderação para consumir esse alimento, já que ele é calórico (são cerca de 532 kcal para essa porção).
Por isso, sempre que quiser introduzir as amêndoas em suas refeições, procure um nutricionista para conhecer a quantidade necessária de acordo com a sua necessidade. Afinal, não pode comprometer sua dieta também, não é mesmo?
Peixes
Não é à toa que os japoneses vivem mais, pois a alimentação deles é rica em peixes como salmão, por exemplo. Rico em gorduras boas como os ácidos graxos ômega 3, outras opções seriam as sardinhas, o atum, o arenque e a cavalinha. Esses últimos são mais comuns nas mesas brasileiras e trazem os mesmos benefícios para o nosso organismo.
O ômega 3 presente nos peixes já foi associado à melhoria do funcionamento da insulina nas células e isso traz a vantagem de evitar a pré-diabetes ou diabetes. Portanto, além de ter um alimento rico em gorduras boas, esses peixes ainda previnem o aparecimento de doenças crônicas, de acordo com a ciência.
Por isso, sempre que quiser adicionar os alimentos que contêm gorduras boas em sua dieta, procure um nutricionista para calcular a quantidade necessária de acordo com os seus objetivos. Pois, mesmo que sejam ótimos para a nossa saúde, saiba que é preciso conhecer suas metas de emagrecimento, por exemplo.