É comum ver na dieta o peito de peru ou blanquet como parte do cardápio de quem procura uma alimentação mais light. Você também consome o peito de peru por acreditar que ele é um alimento saudável? Costuma comê-lo em sanduíches naturais por ser saboroso e pouco calórico?
Apesar de ser magro (possuir baixo teor de gorduras) e light, ele é um alimento embutido. É rico em corantes, conservantes, vários aditivos químicos e sódio, não devendo fazer parte de nossa alimentação habitual.
Se pararmos para ler a lista de ingredientes, cheia de conservantes, nitratos, corantes, sódio e todos aqueles nomes que a maioria nem conhecemos, imagina nosso corpo que irá absorver tudo isso Claro que se consumido uma vez ou outra não irá fazer mal, mas o consumo frequente não é o ideal.
Saiba mais sobre o peito de peru
- Assim como o presunto, apresuntado, salame, mortadela e linguiça, o peito de peru também é um produto alimentício embutido;
- É feito a partir de restos de carne triturada que são misturadas a aditivos químicos prejudiciais à nossa saúde. O sabor e a coloração rosada, por exemplo, se devem a essas substâncias (corantes, conservantes, nitrito, nitrato, glutamato monossódico);
- Possui uma grande quantidade de sódio (498 mg em uma porção de 40 g ou 2 fatias);
- Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) até mesmo igualou os embutidos ao tabaco, bebidas alcoólicas e radiação quanto ao risco que oferecem ao surgimento de câncer.
O que fazer?
Uma opção é substituir o peito de peru industrializado por frango assado/cozido e desfiado ou atum.Mas veja o que tem nesse peito de peru ou blanquet.
Outros substitutos saudáveis
- Tofu;
- Ricota;
- Cottage;
- Ovos mexidos;
- Hommus;
- Pasta com biomassa de banana verde.
Você tem o hábito de consumir peito de peru por achar que é saudável?
Veja aqui ideias para um almoço saudável.