De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Datafolha e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT), é o preferido entre 28% dos cidadãos brasileiros. A pesquisa, que tem o propósito de identificar a preferência partidária, aponta que este é o maior índice desde o ano de 2013.
Em segundo lugar e empatados nesta pesquisa, estão o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com apenas 2% da aprovação. Na sequência vem o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), também empatados, mas com o percentual simbólico de 1%.
Por outro lado, os demais partidos não conseguiram pontuação o suficiente para se classificar como preferência entre os brasileiros. A pesquisa foi realizada entre o período de 13 a 16 de dezembro, com a participação de 3.666 entrevistados em 191 cidades brasileiras. Vale mencionar que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.
Em meio aos dados coletados, o destaque prevalece para a preferência ao PT, se consolidando como o maior índice desde 2013. Embora o desempenho tenha apresentado uma queda durante o mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, logo após as manifestações realizadas em junho de 2013, no final daquele mês o instituto registrou que o partido havia sido mencionado por 19% dos brasileiros.
Três meses antes, o percentual de aprovação era de 29%. A queda se tornou uma realidade nos meses seguintes. Em março de 2015, mês em que as manifestações contra Dilma Rousseff atingiram o ápice, o PT conquistou o pior índice de aprovação nos anos mais recentes, com 9% de aprovação.
Este percentual se manteve no mesmo patamar mesmo após o impeachment da presidente petista. Até então, o partido havia conquistado uma taxa tão baixa somente em 1989 com 6%.
Um reflexo da aprovação ao PT é a liderança do também ex-presidente petista, Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima disputa eleitoral à presidência da República em 2022. A pesquisa foi realizada em parceria entre a CNT e o Instituto MDA, entrevistou 2.002 pessoas entre o período de 9 a 11 de dezembro.
Divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) é possível observar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, continua à frente na corrida ao pleito eleitoral com 43% da aprovação do público. Em segundo lugar, vem o atual presidente, Jair Bolsonaro, com 26% das intenções de voto.