O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu um novo processo seletivo para este ano. Desta vez, é um processo simplificado complementar, para a contratação de profissionais que exercerão atividades no Censo 2022.
De acordo com o portal G1, as contratações serão para suprir as vagas para as localidades onde a listagem de candidatos aprovados havia sido esgotada e, atualmente, tem vagas disponíveis para serem preenchidas.
Sobre as vagas e remuneração
Ao todo serão 220 vagas, sendo 164 delas para o cargo de Agente Censitário Supervisor e 56 para Agente Censitário Municipal. Todas as contratações são de caráter temporário, sob os termos da Lei 8.745.
Cargos
O cargo de Agente Censitário Supervisor executa atividades de supervisão da operação censitária, focando nas questões técnicas, administrativas e de informática.
Este cargo é subordinado ao Agente Censitário Municipal, sendo de sua responsabilidade o acompanhamento, avaliação e orientação dos recenseadores durante a realização das atividades de campo.
Já o cargo de Agente Censitário Municipal é responsável pelo gerenciamento do posto de coleta. Durante todo o trabalho do Censo Demográfico, será responsável por duas ações:
- Administrativas: Controle e gestão de recursos humanos e materiais do posto de coleta;
- Técnico-operacionais: Gestor de uma equipe de Agentes Censitários Supervisores e recenseadores, acompanhando-os e orientando-os quanto à coleta de dados.
Remuneração
As remunerações informadas no Edital nº 09/2022 (que pode ser baixado neste link), de acordo com os cargos, são:
- Agente Censitário Supervisor: R$ 1.700,00;
- Agente Censitário Municipal: R$ 2.100,00.
Além da remuneração mensal, os aprovados terão direito a auxílio-alimentação e auxílio-transporte. O IBGE também pagará férias e 13º salário proporcionais ao tempo de contrato.
Saiba como se inscrever no processo seletivo do Censo 2022
Para se inscrever em ambos os cargos, o candidato deve ter, no mínimo, ensino médio completo.
As inscrições iniciam hoje (25 de maio) e vão até 1º de junho de 2022. Serão feitas online, com o envio do formulário de inscrição, gratuitamente, para o endereço da unidade estadual que corresponde à vaga desejada. O candidato também deverá anexar, junto ao formulário, as cópias de toda a documentação exigida no edital, incluindo a titulação acadêmica. A análise dos títulos será de caráter classificatório.
Todas as informações referentes ao quadro de vagas, orientações para inscrição, envio do formulário, análise de títulos e resultado final podem ser consultadas na página oficial do concurso.
Leia também: 6 empresas abrem oportunidades de emprego, estágio e trainee; confira