Uma ótima notícia para quem deseja conquistar a sonhada primeira habilitação, mas não tem renda suficiente para arcar com os custos é a CNH Social 2023.
O programa já contemplou muitos brasileiros ao longo dos anos, afinal, está em vigor desde 2011. Sendo assim, continue acompanhando esta matéria até o fim e saiba o que é, como funciona e como se inscrever para a CNH Grátis em 2023.
O que é CNH Social?
Em primeiro lugar, o programa CNH Social foi criado para ajudar diversas pessoas que não possuem condições financeiras suficientes para conquistar sua primeira habilitação de forma totalmente gratuita.
Dessa forma, quem tem muita vontade de dirigir, mas não possui dinheiro suficiente para pagar as taxas do processo, o programa, com certeza, pode ser útil!
Vale lembrar que ao participar do programa, os candidatos poderão se inscrever em um Centro de Formação de Condutores.
Por outro lado, é importante ressaltar que para se candidatar para a CNH Grátis é preciso se enquadrar nos requisitos solicitados pelo Detran de seu Estado e também pelo Senat, os órgãos responsáveis pelo projeto. Com isso, poderão ter acesso a primeira via da carteira de habilitação nas categorias A (Moto) ou B (Carro). E também, poderão, posteriormente, incluir uma nova categoria no documento, sem custos.
Quem pode ter acesso a CNH Social?
Muitos brasileiros sonham em ter em mãos a primeira habilitação. Principalmente, nos casos de jovens que acabaram de completar 18 anos. Além disso, não há nada melhor do que conquistar este sonho sem precisar pagar um centavo por ele, não é mesmo?
Apesar disso, é válido salientar que o programa CNH Social não está disponível para todos os estados brasileiros. Afinal de contas, embora seja um programa do Governo Federal, cada estado tem a opção de aderir ou não.
Além disso, somente as pessoas que se enquadrem na lista abaixo podem se inscrever e participar do processo seletivo. Confira:
- Ex presidiários;
- Agricultores;
- Cidadãos sem registro na carteira de trabalho;
- Ou portadores de necessidades especiais;
- Quem trabalha no setor de transporte que desejam se regularizar perante à justiça;
- Pessoas de baixa renda.
Em suma, quem não se enquadra nesta categoria, nem adianta prosseguir com a inscrição na CNH Social.
Quais são os estados que tem CNH Gratuita?
Assim como já foi citado acima, a CNH Social ainda não está disponível em todos os Estados do Brasil. Por esse motivo, é importante se informar previamente se a região onde reside participa do programa social.
No entanto, visando facilitar, listamos aqui os Estados que, atualmente, participam do programa em parceria com o Detran e o SENAT. Veja a seguir:
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Bahia;
- Ceará;
- Roraima;
- Espírito Santo;
- Rio Grande do Sul;
- Rio Grande do Norte;
- Maranhão;
- Goiás;
- Distrito Federal;
- Amazonas;
- Minas Gerais.
Como se inscrever na CNH Social 2023?
Sobretudo, para quem já constatou que seu Estado faz parte do programa CNH Social, e se enquadra nos requisitos de candidatura, está na hora de fazer a inscrição para a habilitação grátis.
Então, confira abaixo um simples passo a passo abaixo que vai te auxiliar neste processo:
- Acesse, antes de tudo, o site oficial do Detran de seu Estado (lembre-se de verificar se ele está na lista das regiões que participam do programa);
- Depois disso, busque pela categoria “CNH Social”, “CNH Popular” ou ainda “CNH Gratuita” e prossiga;
- Nesta etapa é importante seguir as orientações da página e realize seu cadastro. Além disso, não se esqueça de estar com seus documentos pessoais em mãos;
- Finalize o processo e, depois disso, aguarde o contato do Detran.
Lembrando que o órgão irá analisar o pedido, então é fundamental esperar até que a candidatura seja aprovada. Todavia, é possível conferir as novas informações no próprio site do Detran de cada região.