A Caixa vai liberar nesta segunda semana de maio 2 saques FGTS para os trabalhadores nascidos em abril e em maio. Portanto, eles estarão disponíveis nos dias 11 e 14 e podem ser feitos de forma virtual pelo aplicativo Caixa Tem.
Além de realizar os saques, pelo app também é possível pagar contas e boletos. Além disso, pode fazer compras utilizando o cartão de débito virtual em lojas, sites e apps e via QR Code nas maquininhas.
2 saques FGTS em maio
Os 2 saques FGTS serão liberados de forma automática na conta poupança digital. Então, o trabalhador que não quiser sacar o valor deve acessar o aplicativo FGTS ou comparecer a uma agência da Caixa.
Esse procedimento poderá ser feito até o dia 10 de novembro de 2022. Caso o cidadão não recuse, ou saque o crédito até o dia 15 de dezembro de 2022, ele retornará para o FGTS.
Calendário de pagamento do saque extraordinário
Para aqueles que ainda não terão acesso aos 2 saques FGTS esse mês, é importante ficar atento às próximas datas de pagamento do benefício, então, veja:
- 20 de abril: Nascidos em janeiro;
- 30 de abril: Nascidos em fevereiro;
- 4 de maio: Nascidos em março;
- 11 de maio: Nascidos em abril;
- 14 de maio: Nascidos em maio;
- 18 de maio: Nascidos em junho;
- 21 de maio: Nascidos em julho;
- 25 de maio: Nascidos em agosto;
- 28 de maio: Nascidos em setembro ;
- 1º de junho: Nascidos em outubro;
- 8 de junho: Nascidos em novembro;
- 15 de junho: Nascidos em dezembro.
Saque do FGTS via Pix
O saque do FGTS via Pix é mais uma das opções permitidas pelo Caixa Tem. O pix é uma opção gratuita, ilimitada e rápida para movimentar seu dinheiro.
Para realizar o procedimento o trabalhador precisa criar uma chave de sua preferência. Então, essa chave pode ser o número de telefone, CPF/CNPJ ou e-mail do cidadão. Ou ainda, uma aleatória.
O Pix serve para receber e enviar dinheiro à conta digital do Caixa Tem. Assim, a função fica ativa 24 horas por dia. Então, para realizar as movimentações siga o passo a passo:
- Acesse o app Caixa Tem (Android | iOS);
- Em seguida, clique na opção “Pix | Consultas e chaves”;
- Escolha a opção “Pagar”;
- Então, escolha entre uma chave Pix, QR Code ou qualquer outra opção;
- Selecione a chave Pix e clique em “Continuar”;
- Digite a chave Pix;
- Por fim, insira o valor que quer transferir, digite a senha da conta do Caixa Tem e confirme a transferência.
2 saques do FGTS: entenda
O FGTS é o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço e tem como objetivo amparar trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.
Portanto, as contas da Caixa vinculadas ao contrato de trabalho devem ser abertas pelos trabalhadores para depósito do dinheiro.
Todo mês 8% do salário dos empregados é depositado nas contas do banco pelos empregadores. Dessa forma, o FGTS compoem-se por esses depósitos mensais e os cidadãos podem retirá-lo em situações como a demissão sem justa causa.
Todos os trabalhadores brasileiros regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao FGTS. Além disso, atende aos trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais.