Por aqui você vai conferir duas grandes notícias voltadas aos motoristas no Brasil. A primeira delas gira em torno de uma possível despedida das autoescolas, algo que ainda está sendo analisado e discutido em novos projetos de lei.
Depois, a segunda é o fim provável da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para uma lista específica de veículos.
Siga a leitura para conferir mais detalhes.
Sem autoescola para o processo da CNH?
Recentemente, surgiu uma proposta com o objetivo de tornar a frequência em autoescolas opcional.
Em outras palavras, quer dizer que o projeto de lei pretende liberar que quem quiser tirar a habilitação possa escolher o método de aprendizado que achar mais eficiente, sem a obrigação de frequentar uma autoescola.
Na prática, a mudança busca proporcionar mais liberdade aos futuros condutores, permitindo que escolham o caminho que melhor se adapta às suas necessidades de aprendizado, e de custo.
Então, depois de adquirir os conhecimentos necessários, eles poderiam realizar os exames e conquistar a tão desejada CNH, o que poderia representar o fim do modelo atual das autoescolas.
No entanto, como mencionado, tudo ainda está no universo das possibilidades, uma vez que o projeto de lei ainda não foi aprovado na Câmara e não recebeu a sanção do Presidente da República.
Desse modo, por enquanto, segue a obrigatoriedade de frequentar autoescolas.
Fim da CNH para uma lista de veículos
Em complemento, outra mudança no mundo das possibilidades é a extinção da CNH para certos tipos de veículos, como resposta ao aumento do uso de bikes elétricas, patinetes e triciclos.
Contudo, é importante destacar que, até o momento, essa medida não abrange carros, motos e outros meios de transporte.
Aliás, atualmente, não existem veículos motorizados que possam ser conduzidos sem a necessidade da CNH. Com isso, para aqueles que têm o sonho de obter a carteira de motorista, ainda é preciso passar pelo processo tradicional de obtenção da CNH.
Frota no Brasil
É interessante citar que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota nacional de veículos no Brasil deu um salto expressivo nos últimos anos.
Em 2006, eram aproximadamente 45.029.257 veículos em circulação. Já em 2022, esse número saltou para 115.116.532, representando um aumento de 155,65% em apenas 16 anos. Incrível, não é mesmo?
Esses dados evidenciam o crescimento da motorização no país e a necessidade de medidas para garantir a segurança no trânsito.
Sendo assim, ainda que as propostas de mudanças nas autoescolas e na CNH possam gerar debates, o ponto principal é encontrar um equilíbrio entre a liberdade dos motoristas e a segurança nas vias. Esse deve ser o foco.