O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), antecipou a parcela do 13º em setembro. Isso fez com que a criação de uma proposta para pagar o 14º salário do INSS se tornasse popular.
O objetivo é pagar a parcela no final do mês de dezembro. Dessa forma, o pagamento ficará na data padrão de todos os anos. Porém, é importante dizer que o projeto ainda não foi aprovado na Câmara dos Deputados.
Desse modo, os beneficiários do INSS que aguardam o pagamento não receberão a parcela extra do benefício, pelo menos até que novas informações apareçam.
Com a medida do Governo Federal, o abono salarial (13º salário) foi pago no mês de setembro. A ideia do governo com isso é movimentar a economia no país, dando aos beneficiários mais poder de compra.
Mesmo não sendo liberada mais uma parcela em dezembro (14º salário), haverá outros pagamentos para os beneficiários, confira!
Quem tem direito ao 14º salário?
Primeiramente, pode-se dizer que todos os segurados do INSS, cadastrados no INSS têm direito ao 14º salário, desde que seja pelos seguintes benefícios:
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Auxílio-reclusão.
Depois da pandemia Covid-19, ou seja, a partir de 2020, cidadãos que dependem de benefícios do INSS começaram a passar por dificuldades financeiras.
Esse foi mais um motivo para o Governo Federal tomar a decisão de adiantar o pagamento do 13º salário. Dessa forma, cerca de 30 milhões de beneficiários receberam o abono adiantado, 36 milhões deles, estão cadastrados no INSS, ou seja, a maioria dos beneficiários tem direito e acesso ao 13º salário.
Embora esse tenha sido mais um dos argumentos para tentar a provação do pagamento do 14º salário na Câmara, de nada adiantou. Mesmo assim, alguns beneficiários irão receber o abono natalino. Confira quem são!
Quem vai receber o 13º salário no final de dezembro?
Como muitos beneficiários se cadastraram no INSS a partir de maio de 2022, não participaram do adiantamento da parcela. Com isso, não foram incluídos no calendário antecipado.
Sendo assim, os novos beneficiários poderão sacar o benefício no final deste ano. Mas esse não é o 14º salário.
Nesse sentido, mesmo cidadãos que recebam o benefício há menos de um ano, têm direito ao abono natalino. O cálculo por outro lado é feito a partir do valor do benefício, baseado na quantidade de meses que recebeu.
Sendo assim, quem recebeu o benefício por 1 ano completo, recebe o valor integral do salário, ou seja, R$1.212. Mas, para quem recebeu uma quantidade menor de meses, o cálculo é feito a partir do valor integral, dividido por 12. Em seguida, basta multiplicar pela quantidade de meses recebidos.
Quando será pago do 14º salário ou abono natalino?
Muitos beneficiários já sacaram o abono natalino em novembro. Os pagamentos estão sendo feitos pelo INSS junto com os pagamentos e começaram no dia 24 de novembro.
Em primeiro lugar, recebem o abono os beneficiários que ganha até um salário mínimo por mês. Posteriormente, nesse mês de dezembro, o pagamento será feito para cidadãos que recebem mais de um salário mínimo, ou seja, mais que o valor de R$1.212.
A base do calendário é a sequência do último dígito do número previdenciário. Esse número está impresso no cartão do INSS e vem antes do traço, ou seja, é basicamente o penúltimo número se for contar o traço.
Calendário de quem recebe até um salário mínimo
Boa parte dos beneficiários recebem um salário mínimo. Com isso, o calendário de pagamentos é diferente de quem recebe mais que isso. Confira abaixo:
Final do número Data de pagamento
1 24 de novembro
2 25 de novembro
3 28 de novembro
4 29 de novembro
5 30 de novembro
6 01 de dezembro
7 02 de dezembro
8 05 de dezembro
9 06 de dezembro
0 07 de dezembro
Calendário de quem recebe mais de um salário mínimo
Dessa mesma forma, confira agora o calendário para beneficiário que recebem mais de um salário mínimo:
Último número Data do pagamento
1 e 6 1 de dezembro;
2 e 7 2 de dezembro;
3 e 8 5 de dezembro;
4 e 9 6 de dezembro;
5 e 0 7 de dezembro.