Uma assistência financeira destinada a idosos e pessoas com deficiência (PcD) em situação de vulnerabilidade social é o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
No início do ano, cogitou-se uma possibilidade que chegou a animar os beneficiários. Contudo, vem gerando dúvidas: o BPC terá 13º salário em 2023? Sendo assim, os cidadãos brasileiros aguardam ansiosamente por um desfecho.
Continue acompanhando e saiba se os beneficiários do BPC receberão um 13º salário em 2023, como acontece anualmente com os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Entenda o que é o BPC
É importante esclarecer que o BPC é um benefício concedido pela Governo Federal por meio do INSS a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência. Todavia, os grupos devem se enquadrar na situação de vulnerabilidade social.
Isso significa que a renda familiar per capita (por pessoa) deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. Atualmente, o valor do BPC é de R$ 1.302,00, pago mensalmente aos beneficiários.
Quem pode obter o Benefício de Prestação Continuada?
Agora, confira quais são os requisitos necessários para receber o benefício:
- Ter no mínimo 65 anos – para idosos. Essa idade pode ser reduzida para 60 anos nos casos em que a pessoa se encontre em situação de perigo ou vulnerabilidade social;
- Deficiência – Neste caso, é necessário comprovar o estado de deficiência, que pode ser física, mental, intelectual ou sensorial, de acordo com os critérios adotados pelo Ministério da Saúde. A deficiência deve ser grave, impedindo a plena participação da pessoa na sociedade e no mercado de trabalho. Além disso, não há idade mínima para PCD;
- Ter renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente – Isso significa que a soma da renda de todos os membros da família, considerada e dividida pelo número total de pessoas, não ultrapassa o valor de 1/4 do salário mínimo.
Como solicitar o benefício assistencial e garantir seus direitos
A solicitação do BPC pode ser feita após planejamento prévio no site do INSS ou por telefone ou diretamente nos postos de atendimento. É necessária a apresentação de documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos, como
- Documento de identidade;
- Comprovante de endereço;
- Comprovação de renda;
- Laudo médico aplicável.
Assim, após a inscrição, será realizada uma avaliação profissional para verificar se o candidato atende aos requisitos para obtenção do BPC. Se o pedido for aprovado, o cidadão receberá o valor mensalmente.
No entanto, caso o benefício seja negado, há a opção de seguir a decisão, apresentar novos documentos ou contestar os motivos do indeferimento.
BPC vai ter 13º salário em 2023?
Como é do conhecimento de todos, os segurados do INSS, como aposentados e pensionistas, têm direito ao 13º salário. Mas a péssima notícia é que, segundo o governo, os inscritos no Benefício de Prestação Continuada ainda não poderão receber esse subsídio anual.
No entanto, ainda há um “fio de esperança” para os idosos que estão no BPC. O atual ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, prometeu desenvolver uma proposta para criar o pagamento do 13º salário aos cidadãos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Apesar da promessa inicial, ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a liberação do 13º salário do BPC. Atualmente, o valor da transferência do benefício é de R$ 1.302, que corresponde ao salário mínimo.
Saiba mais: Como transformar o BPC em APOSENTADORIA? Veja se é possível