O Bolsa Família, um dos principais programas sociais do Brasil, cujos pagamentos ficam sob a responsabilidade do Caixa Econômica Federal, é voltado para as pessoas de baixa renda e que vivem em situação de vulnerabilidade social.
A saber, são mais de 21 milhões de beneficiários contemplados pelo programa em todo o país.
Então, com a proximidade do final do ano, é natural a volta de um questionamento sempre muito evidente e polêmico: o pagamento do 13º salário do Bolsa Família.
Afinal, o valor sai neste ano ou não?
Siga a leitura para conferir o posicionamento do governo federal.
SAIU nova decisão sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo; confira
13º salário do Bolsa Família
Vale destacar que neste ano, Pernambuco foi o único estado brasileiro em que houve o repasse do 13° do Bolsa Família. Isso aconteceu por conta de uma iniciativa do governo estadual, que beneficiou mais de 1 milhão de famílias com um valor de R$ 150, no mês de junho.
Sendo assim, diante desse cenário, os demais beneficiários de outras regiões do país questionam o motivo de também não receberem o abono natalino.
Posicionamento do governo federal
No início do ano o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), divulgou um comunicado para esclarecer a questão do pagamento do 13º salário do Bolsa Família.
Em resumo, a pasta sinaliza que o governo federal não retomará este repasse. A informação chegou pela secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo.
Repasse único do 13º salário
Quando questionada se o governo iria retomar o pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família, Letícia descartou a possibilidade.
“Na verdade, o décimo terceiro só foi pago em um ano. O Bolsa Família, conceitualmente, é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário”, explicou a secretária.
“O programa, agora, tem um pagamento per capita muito superior ao que antes existia, ao Bolsa Família original e muito mais adequado e justo do que o que existia no Auxílio Brasil. Então, obviamente, não há previsão de pagamento de décimo terceiro porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao desenho da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho”, complementou.
Veja também: Martelo batido! Governo anuncia MUDANÇAS no Cadastro Único; conheça
Nova rodada está prestes a começar
Mesmo com a confirmação de que não haverá o pagamento do 13º salário do Bolsa Família, os beneficiários podem comemorar os depósitos de uma nova rodada!
Confira a programação que se inicia na próxima semana:
- NIS de final 1 – 18 de outubro;
- NIS de final 2 – 19 de outubro;
- NIS de final 3 – 20 de outubro;
- NIS de final 4 – 23 de outubro;
- NIS de final 5 – 24 de outubro;
- NIS de final 6 – 25 de outubro;
- NIS de final 7 – 26 de outubro;
- NIS de final 8 – 27 de outubro;
- NIS de final 9 – 30 de outubro;
- NIS de final 0 – 31 de outubro.
Leia ainda: Vale Gás VOLTA em outubro: Veja o calendário e o que se sabe sobre o depósito