Há meses que os usuários do Auxílio Brasil torcem pelo pagamento do 13º salário do benefício. Anteriormente, as informações envolvendo essa parcela extra não passavam de expectativas e projetos. No entanto, neste mês de outubro, as coisas parecem estar ficando mais concretas.
A saber, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, prometeu pagar o 13º salário a mais de 17 milhões de mulheres que recebem o Auxílio Brasil. Contudo, isso só poderá acontecer no próximo ano devido à Lei Eleitoral, como o próprio Bolsonaro já explicou.
“Por conta da Lei Eleitoral, você não pode tratar desse assunto agora, foi proibido pela Lei Eleitoral. A partir do ano que vem, 13º para o Auxílio Brasil. Além de ajudar as pessoas mais pobres, ajuda a receita de municípios e do próprio estado. Eu ouso dizer que o que ajudou o estado a não colapsar foi o Auxílio”, disse Bolsonaro no início deste mês.
Em outras palavras, o 13º salário do Auxílio Brasil não passa de uma proposta de Bolsonaro, em caso de reeleição. Entretanto, o atual presidente já havia prometido que iria pagar o valor extra em 2018, caso eleito. Contudo, isso só aconteceu em um dos quatro anos em que está na presidência.
Bolsonaro promete ZERAR impostos de combustíveis em 2023
Veja mais detalhes do 13º salário
Em resumo, a ideia do governo federal é aprovar o pagamento do 13º para todas as usuárias do gênero feminino do Auxílio Brasil no final de cada ano. Embora a notícia seja positiva para essas pessoas, o presidente precisará do apoio do Congresso Nacional para conseguir a aprovação do projeto.
A propósito, já há um projeto de lei em tramitação no Congresso que visa a criação do 13º salário do programa para mulheres. No entanto, o projeto segue travado na Câmara dos Deputados há seis meses.
A saber, a expectativa é que haja o pagamento do 13º salário em duas parcelas, nos meses de novembro e dezembro. Caso isso realmente aconteça, as usuárias só terão acesso às parcelas extras no próximo ano.
Leia também: Calendário ANTECIPADO do auxílio caminhoneiro; veja novas datas