Começa no próximo mês o pagamento da primeira parcela do 13° salário de milhões de brasileiros. O valor, que é considerado um direito de quem trabalha com carteira assinada, tem diversas finalidades e pode, inclusive, salvar o orçamento doméstico. Dessa forma, é hora de se planejar para receber esse pagamento.
Por isso, hoje vamos entender como funciona o pagamento do 13° salário, quem pode receber e quando o valor cai na conta bancária.
Como são os valores do décimo terceiro?
O cálculo do décimo terceiro salário pode ser simples para muitas pessoas, mas aquelas que tiveram aumento salarial durante o ano precisarão ter um cuidado especial. Isso porque as empresas precisam ajustar o pagamento para o pagamento do final do ano.
De forma geral, o valor do décimo terceiro é o valor do salário normal do trabalhador. Com isso, o empregado recebe um salário a mais no final do ano. Contudo, vale lembrar que ele também é proporcional, ou seja, o trabalhador só recebe o valor cheio se trabalhou, de fato, os 12 meses do ano. O 13° salário cai nas contas de quem trabalhou, pelo menos, 1 mês do ano de 2023 com carteira assinada.
Para quem trabalhou menos que 12 meses, o cálculo a ser feito é dividir o salário por 12 e, depois, multiplicar pelo número de meses trabalhador. Por exemplo, digamos que um trabalhador ganha um salário mínimo e trabalhou por 7 meses. Dessa forma, é preciso dividir 1320 por 12 e, depois, multiplicar por 7. Dessa forma, o trabalhador vai receber R$ 770 de décimo terceiro.
Além disso, vale lembrar que, por ser considerado um salário adicional, o pagamento também tem os descontos comuns da folha de pagamentos. Dessa forma, o décimo terceiro não é isento de descontos. Assim, para os trabalhadores que se encaixam nas regras, o empregador precisa descontar o INSS e o Imposto de Renda, mas isso acontece de forma diferente que os pagamentos tradicionais.
Data de pagamento do 13° salário
Apesar de não haver uniformidade nos pagamentos, o Governo Federal estipula regras para o pagamento máximo desse dinheiro. Isso quer dizer que a empresa pode pagar em qualquer data do ano, mas não pode ultrapassar os dias estipulados pela lei.
Dessa forma, veja quando cai cada uma das parcelas do 13° salário, e as regras de cada uma:
- Primeira parcela: precisa ser paga até o dia 30 de novembro. Se refere à metade do salário bruto do empregado e não tem descontos;
- Segunda parcela: se refere ao restante do valor bruto do salário do empregado. Nesse pagamento, o empregado precisa descontar o INSS e o Imposto de Renda, caso seja necessário.
Um acordo entre empresas e funcionários também permite afirmar que o valor cai na mesma conta bancária que os pagamentos salariais comuns. Além disso, vale ressaltar que bancos não pedem dados para liberar esse valor. Se isso acontecer com você, desconfie.