O governo de Pernambuco vai pagar na segunda metade do mês de junho, o 13º do Bolsa Família. Sendo assim, a gratificação natalina que atinge, comumente, trabalhadores formais, chegará também aos beneficiários pernambucanos.
Quer ficar por dentro das datas e valores do 13º do Bolsa Família? Então continue conosco na leitura deste texto, pois traremos muitas informações sobre esse assunto.
O que é o 13º do Bolsa Família?
Tradicionalmente, ouve-se falar do 13º salário ou então, gratificação natalina. Este, trata-se, portanto, de um pagamento extra feito aos trabalhadores ou então, aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Todavia, os beneficiários do Programa Bolsa Família que moram no estado de Pernambuco, também terão acesso a essa gratificação natalina. O 13º do Bolsa Família ainda não é uma medida do governo federal, sendo assim, não são todos os brasileiros que fazem parte do Programa Bolsa Família que poderão contar com o 13º do Bolsa Família.
Valores do 13º do Bolsa Família
O pagamento do 13º do Bolsa Família pode ser de até 150 reais. No entanto, ele pode variar e determinadas famílias podem receber um valor inferior a 150 reais na parcela do pagamento do 13º deste benefício.
A saber, a consulta do valor que a família irá receber pode ser feita através da internet, informando, desta forma, o número Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento.
Quem pode receber o Bolsa Família?
O Bolsa Família é um auxílio do governo federal, ou seja, abrange todo o país, diferentemente do 13º do Bolsa Família que é específico do estado de Pernambuco. As famílias que podem ter acesso a ele são aquelas que possuem renda per capita igual ou inferior a 218 reais, ou seja, aquelas que a soma de toda renda mensal dividida entre o número de integrantes na família, não ultrapasse o valor de 218 reais.
Vale ressaltar, também, que para manter o recebimento do auxílio é necessário cumprir com algumas obrigações. Por exemplo, a realização do pré-natal, frequência escolar das crianças e adolescentes, ter a carteira de vacinação em dia. Bem como, a atualização do Cadastro Único.
Data do pagamento do abono
Segundo uma lei do estado de Pernambuco, o anúncio da data de pagamento da gratificação natalina do programa deveria ser feito até o fim do mês de janeiro. Contudo, no ano de 2023, esse anúncio ocorreu somente no dia 25 de maio. Diferente dos últimos anos em que o pagamento teve início no mês de fevereiro, este ano, a governadora Raquel Lyra anunciou que o pagamento será feito a partir do dia 19 de junho.
Em primeiro lugar, receberão aquelas pessoas que possuem o NIS com o final 1. E, então, o pagamento será feito a cada dia útil conforme o NIS. Será em ordem crescente do final do Número de Identificação Social até o número 9. E, por fim, as pessoas que possuem no final do NIS, o número 0, receberão no dia 30 de junho o 13º do Bolsa Família.
Leia ainda: Confira as NOVAS regras do Minha Casa Minha Vida