Os beneficiários que receberão o 13° salário do INSS antecipadamente estão preocupados. Isso porque, entre segunda-feira (22) e terça-feira (23), os sistemas online da Previdência estavam apresentando falhas e dificultando a consulta dos pagamentos.
Sendo assim, muita gente não conseguiu conferir a data em que deve receber o abono natalino nesses dias. Então, se você quiser saber mais sobre essas falhas e de que forma elas podem impactar o recebimento do 13° salário do INSS, continue lendo e vamos te explicar.
Falha no sistema dificulta consulta ao 13° salário do INSS
O governo anunciou, na semana passada, que a consulta às datas e valores da antecipação do 13° salário do INSS estaria disponível a partir de domingo (21). Assim, isso se cumpriu e muitas pessoas conseguiram checar suas informações.
No entanto, quem deixou para consultar na segunda, ou quis consultar novamente, encontrou muita dificuldade. Isso porque o site apresentava mensagem de erro quando o usuário tentava acessar. Já o aplicativo Meu INSS não saiu do ar, mas as informações não estavam disponíveis para consulta.
Inclusive a Dataprev admitiu que houve problemas no processamento de seus dados, o que foi responsável pela queda dos canais online da Previdência.
Essa falha pode atrasar o recebimento do 13° salário do INSS?
Com as constantes falhas no sistema online de atendimento da Previdência, os beneficiários se preocuparam em que o pagamento do 13° salário do INSS sofresse atrasos de alguma forma. No entanto, a pane não vai impactar de forma alguma o repasse.
Isso porque o dinheiro é transferido direto para as contas bancárias dos aposentados e pensionistas. Dessa forma, não há nenhuma interferência dos canais digitais de atendimento no processo.
Além disso, a Dataprev já solucionou o problema e tanto o app Meu INSS quanto o site da autarquia já voltaram a funcionar na última quarta-feira (24). No entanto, caso haja alguma dificuldade em consultar as informações, o INSS orienta aos segurados que entrem em contato pelo telefone 135.
Como receber o abono natalino com antecipação?
Como vimos, as falhas no sistema não afetaram o repasse dos valores do 13° salário do INSS, cuja primeira parcela começou a cair nesta quinta (25) para os beneficiários com final do NIS 1. A saber, o abono será pago em 2 parcelas. E os beneficiários cujo salário é o piso, ou seja, um salário mínimo (R$ 1320) são quem receberão primeiro.
Já para quem recebe mais do que o mínimo, os pagamentos começam no dia 1 de junho, para os aposentados e pensionistas com NIS final 1 e 6. Então, tanto para quem recebe o piso quanto para quem recebe mais, o pagamento da 1ª parcela segue até dia 7 de junho.
Já o pagamento da segunda parcela se inicia no dia 26 de junho e vai até o dia 7 de julho.
Para receber o 13° salário do INSS não é preciso fazer nada, pois o valor virá junto com o do pagamento normal do benefício. Assim, os segurados podem sacá-lo do mesmo modo com o qual já estão habituados.
Agora que você já sabe mais sobre a falha no sistema online da Previdência e o pagamento do 13° do INSS, fique atento ao prazo e receba seu dinheiro!
Leia: INSS: primeira parcela do 13º salário LIBERADA; consulte calendário COMPLETO E ATUALIZADO