O pagamento 13° do Bolsa Família no estado de Pernambuco será feito a partir do dia 19 de junho. A saber, o benefício comumente concedido a trabalhadores formais, irá atingir também os beneficiários do programa do governo Bolsa Família para os pernambucanos.
O acompanhamento da data do pagamento pode ser feito pelos beneficiários do programa, através do celular.
Para ficar por dentro desse assunto, continue a leitura até o final, pois, a seguir vamos explicar como consultar estes pagamentos através da Internet.
O que é o 13°do Bolsa Família?
Muitas pessoas já conhecem o 13° salário, que se trata de um pagamento extra que os trabalhadores recebem. O pagamento será em duas parcelas, sendo uma até dia 30 novembro e a outra até dia 20 de dezembro.
Contudo, não são apenas os trabalhadores que têm direito ao 13º salário. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também recebem este pagamento extra. Bem como os beneficiários do programa do governo Bolsa Família do estado de Pernambuco também receberão o abono.
Como consultar a data de pagamento do 13° do Bolsa Família?
Para consultar a data do 13° do Bolsa Família, assim como os outros pagamentos do benefício, basta baixar o aplicativo do Bolsa Família. Ele está disponível nas lojas de aplicativos, para IOS na App Store e para Android, na Play Store. Ainda mais, para receber o benefício, não se faz necessário ir até uma Agência da Caixa Econômica Federal.
Agora é possível receber o pagamento pelo aplicativo Caixa Tem, um aplicativo que a Caixa criou para facilitar os serviços sociais. Desta forma, até mesmo as pessoas que não possuem conta na Caixa podem criar a sua Poupança Social Digital no aplicativo, caso possuam acesso a algum benefício.
Data de pagamento do abono
Nos anos de 2020 e 2021 os pagamentos ocorreram entre fevereiro e abril, já no ano 2022 as pessoas receberam o valor total do 13° do Bolsa Família no mês de fevereiro. Entretanto, este ano, a governadora do estado de Pernambuco, Raquel Lyra, divulgou que o pagamento deverá ser feito na segunda metade do mês de junho. A divulgação do pagamento ocorreu fora do prazo que uma lei estadual determina. Afinal, esta Lei prevê que a divulgação deveria sair até o último dia do mês de janeiro, contudo a governadora só anunciou as datas no dia 25 de maio.
O pagamento será feito conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Irá começar dia 19 de junho para as pessoas que possuem o NIS com final número 1. E irá em ordem crescente até o número 9, sendo um número a cada dia útil. E, por fim, dia 30 de junho recebem aqueles que possuem o NIS com o número 0 no final.
Saiba também: Deputados tomam decisão importante sobre os próximos pagamentos do Auxílio Gás