Nesta quinta-feira (11) completa um mês que a Ford anunciou o fechamento das suas fábricas no Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), com a saída da Ford o país perderá 118.864 mil postos de trabalho, isso levando em consideração os postos diretos, indiretos e induzidos, não contando com as 5.000 demissões diretas.
Saída da Ford do Brasil
É preciso lembrar que a crise no setor automotivo não começou devido a pandemia, visto que em março de 2019 a Ford fechou a fábrica de São Bernardo do Campo, que era responsável pela fabricação de caminhões.
No dia 11 de janeiro deste ano a Ford anunciou que as fábricas de Camaçari (Bahia), Horizonte (CE) e Taubaté (SP) serão fechadas e as atividades da empresa encerradas no Brasil. Com a saída da Ford, os veículos da montadora serão vendidos mediante importação da Argentina e Uruguai, principalmente.
Devido a saída da Ford do Brasil, 5.000 demissões foram anunciadas pela empresa, porém este número impactará muito mais a economia nacional, visto que mais de 118 mil postos de trabalho serão fechados. Além disso, vai haver queda na arrecadação de tributos e contribuições, sendo que o valor estimado da perda é de R$ 3 bilhões ao ano.
Segundo o plano de saída da Ford, a fábrica de Horizonte será a última a fechar, devendo funcionar até o quarto trimestre deste ano. Os 470 funcionários que trabalham no município cearense são responsáveis pela produção de jipes Troller. Já, a fábrica de Taubaté deverá funcionar por mais alguns meses também, com o intuito de fabricar peças para não prejudicar os estoques de pós-venda.
Ainda, a empresa vai manter no Brasil sua sede administrativa da América do Sul, o Centro de
Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas.
Após o anúncio da saída da Ford, um representante da empresa disse que “está trabalhando de forma próxima com seus parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção no Brasil”.
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