Nesta última sexta-feira (18), a companhia de viagens 123 Milhas anunciou a suspensão da venda de passagens de avião e pacotes com datas flexíveis. Além disso, aqueles que já possuem a linha contratada com previsão de viajar entre setembro e dezembro deste ano não terão suas promoções exercidas. A decisão gerou revolta de diversos clientes da companhia.
Contudo, como forma de não deixar os clientes na mão, a 123 Milhas disse que irá devolver o valor dos pedidos na forma de “voucher”, que serão acrescidos de correção monetária em 150% do CDI. Sendo assim, a correção dos valores serão realizadas acima da inflação e dos juros de mercado. Tais vouchers podem ser utilizados na maior parte dos produtos da companhia.
O fato da devolução ser somente em voucher desagradou os clientes, que gostariam que a devolução fosse ou em dinheiro, ou em estorno do cartão de crédito utilizado na compra. Devido a isso, o governo federal decidiu tomar uma medida quanto a devolução do valor das passagens e pacotes em forma de voucher.
Governo irá notificar 123Milhas para conceder opção de devolução em dinheiro
O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que a pasta irá notificar a companhia de viagens. O objetivo da notificação é que a 123 Milhas conceda a opção de devolução em dinheiro para passagens e pacotes de viagem já pago pelos clientes. A 123 Milhas até então não informou se haverá possibilidade de devolução dos valores dos pacotes e viagens em dinheiro.
Nesse sentido, a expectativa é que a notificação da Senacon seja realizada na próxima segunda-feira (21). Com isso, a 123 Milhas deverá se explicar, dado que não foram os consumidores que descumpriram os contratos. Caso a companhia decida não conceder a opção de devolução em dinheiro, um processo administrativo será aberto. A empresa poderá tomar multa caso não cumpra com a determinação do governo.
Segundo a 123 Milhas, os pacotes e viagens não poderão ser cumpridos devido à “persistência de circunstância de mercado adversas, alheias à nossa vontade”. Os vouchers poderão ser solicitados através dos canais oficiais da companhia, site ou WhatsApp. A medida, conforme mencionado anteriormente, está voltada apenas para pacotes e viagens adquirido no “Promo 123”.
Empresa não foi a primeira a sofrer com viagens com data flexível
Ainda no primeiro semestre do ano, o Hurb, outra grande empresa de viagens, sofreu crise semelhante ao da 123 Milhas. A empresa não vinha conseguindo honrar os pacotes com data flexível, gerando milhares de reclamação de consumidores em órgãos oficiais do governo, redes sociais e na página Reclame Aqui, Contudo, diferente da 123 Milhas, a Hurb jamais assumiu que não iria conseguir honrar os pacotes e, além disso, não propôs uma forma de devolução aos clientes.
O Governo Federal chegou abrir investigação contra o Hurb, bem como proibir a venda de pacotes flexíveis por parte da empresa de viagens. Contudo, a empresa continua vendendo viagens até hoje e, inclusive, chegou a demitir 400 funcionários, que ainda não receberam o dinheiro da rescisão. Não há mais informações sobre melhoras no quadro financeiro da companhia.