Ler livros de história do Brasil faz com que o aluno, além de tirar boas notas, compreenda o sistema atual político e econômico. Existem inúmeras opções para iniciantes e que são alternativas esclarecedoras e dinâmicas. Geralmente, leituras deste gênero são acompanhadas com imagens, o que pode auxiliar no aprendizado.
E então, quer saber quais são as recomendações de livros de história do Brasil? Basta continuar a leitura para saber mais!
130 anos: em busca de uma república – Vários autores
O livro é dividido em décadas, começando de 1889 até os dias atuais. Ele foi escrito sobre a perspectiva de economista, sociólogos, advogados e historiadores. A leitura é fluída, sem pretensão acadêmica. É possível encontrá-lo em plataformas varejistas, principalmente a Amazon.
Ele não possui tantas imagens e a diagramação é mais simples. Entretanto, os textos são objetivos e inserem o leitor no contexto brasileiro após a primeira república. Um dos aspectos mais interessantes é a influência das facções e militares no desenrolar do contexto.
Brasil: uma história – Eduardo Boeno
Eduardo Boeno é um dos melhores escritores de livros de história do Brasil. Até hoje, já escreveu mais de 20 livros. Cerca de 04 deles estão entre as revistas de mais vendidos e admirados. Suas obras deram origem a novos debates e dissertações de mestrado e doutorado.
Tudo começa com o descobrimento do país, o autor aborda sobre as culturas indígenas e rituais de maneira plena e satisfatória. A obra apresenta imagens que auxiliam na fixação do conteúdo, a diagramação é ótima. Os temas, apesar de não serem tão aprofundados por não ser uma obra acadêmica, conseguem cumprir com o objetivo. A linguagem é acessível e é isso que falta em muitos escritores sobre o assunto.
Ditadura Envergonhada – Elio Gaspar
Ditadura Envergonha é o primeiro livro de uma série de volumes que abordam sobre um momento obscuro da história brasileira. Possui um pouco mais de 800 páginas e insere sobre os contextos iniciais, a leitura da coleção deve ser continuada para compreender todo o contexto.
Elio Gaspar foi jornalista e colunista social Ibrahim Sued. As obras foram escritas a partir de entrevistas com dezenas de personagens da época e de pesquisas em documentos inéditos.
Sobre o Autoritarismo Brasileiro –
Lilia M. Schwarcz é professora titular no Departamento de Antropologia da USP e Global Scholar na Universidade de Princeton. Ela é autora de inúmeros livros e neste, investiga sobre os momentos mais subterrâneos do país. As raízes são antigas e estão enraizadas devido à mitologia nacional.
Para saber mais sobre assuntos relacionados a arte e cultura, basta conhecer nossa categoria exclusiva ao clicar aqui.